Os últimos acontecimentos na Europa - aos olhos do Clube Europeu

19-03-2016 10:00

Bataclan (Paris)O Clube Europeu de Alfândega da Fé, à semelhança do que aconteceu o ano passado, divulgou e fez sentir a sua perplexidade no seio da comunidade escolar relativamente aos acontecimentos do passado dia 7 de janeiro de 2015, em França e os que recentemente se tem feito sentir relativamente aos ideais da liberdade de expressão e física que estão sistematicamente a ser colocados em causa.

 Mas porque esta perplexidade?

A França é um dos membros da União Europeia, que tal como o nosso país rege-se por direitos e deveres comuns. Ao ser atacado um dos membros da nossa "família", sentimo-nos também atacados, sofrendo as consequências que ela sofreu. Salientamos ainda que nenhuma religião do Mundo tem como lema "matar" mas sim promover a paz, a união, o amor.... a solidariedade...

Ser jornalista muitas vezes não é fácil, porque dando a opinião pessoal coloca-se em jogo a própria vida, mas só quem ama a profissão é que a consegue exercer na sua plenitude.

Esta situação levou a que o Mundo se unisse em torno de uma causa, levando à enorme concentração populacional (mais de um milhão e meio de pessoas) de todo o mundo, em Paris, destacando-se altas figuras políticas, como Merkel, Holande, Benjamin Netanyahu, entre outros. Esta marcha de solidariedade  iniciou-se com um minuto de silêncio em memória das catorze vítimas de Paris (jornal Charlie), 132 de Paris (sala de espetáculos Bataclan e estádio de Paris) e 32 (Bruxelas)

O Clube Europeu expressa as condolências às famílias enlutadas e continuará a dar azo à liberdade de expressão...

O Clube Europeu de Alfândega da Fé (CEAF)